Dieta Flexível

Toda dieta precisa ter flexibilidade para se tornar possível e sustentável. E o que isso significa? Que “tudo posso, mas nem tudo me convém”, ou seja, entendo por flexibilidade encaixar os alimentos considerados “fora do planejamento alimentar” de forma consciente, inteligente e sem culpa.⠀⠀
⠀⠀
“BATER OS MACROS” (carboidratos, proteínas e lipídios) e controlar o BALANÇO ENERGÉTICO é essencial. Agora se você entende por “dieta flexível” 👉🏼somente 👈🏼BATER MACROS sem se preocupar com QUALIDADE NUTRICIONAL, MICRONUTRIENTES e TIMING. Não. Eu não acredito nisso. Não acho que dá para substituir o seu jantar por hambúrguer e batata frita TODOS OS DIAS só porquê “cabe nos macros”. Equilíbrio, sempre! Certo?
⠀⠀
Usar a balança e aplicativo para pesar e anotar os alimentos é prisão ou liberdade? DEPENDE. Depende da pessoa em questão. Alguns se adaptam a essa rotina e enxergam isso de forma positiva e libertadora. Outras pessoas jamais teriam adesão fazendo esse tipo de coisa e preferem um plano alimentar já estruturado. Alguma das alternativas é errada? Não!
⠀⠀⠀⠀
Eu não sou adepta a esses rótulos de “nutricionista low carb”, “nutricionista paleo”, “nutricionista da dieta flexível”, “nutricionista do jejum intermitente”. EU SOU NUTRICIONISTA e ponto. E vou utilizar com meu paciente a estratégia que eu julgo adequada para ele, de forma INDIVIDUALIZADA!
⠀⠀
Se você chegou até aqui, desculpa o textão! Sem polêmica meus amores, mas a minha opinião é essa! E esteja à vontade para deixar a sua nos comentários 😉